A música na escola traz para a criança inúmeros benefícios, tanto no aspecto social, cultural e cognitivo
A música na escola traz para a criança inúmeros benefícios, tanto no aspecto social, cultural e cognitivo, pois é trabalhar com os sentimentos, com as potencialidades de cada criança, com a criatividade e estar aberto a novas descobertas para se tornar um ser livre e autônomo.
A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso, impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.
Pode-se afirmar que através da música as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas. Temos na musicalização uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo.
A educação musical necessita ponderar que o ensino e a aprendizagem de música não ocorrem apenas na sala de aula, mas em contexto mais amplo.
Por isso, o educador não deve discutir a música na escola, mas refletir sobre em que a educação musical pode ajudar no cotidiano dos alunos.
A prática musical no ambiente escolar auxilia no processo de aprendizagem estimulando e despertando a área afetiva, linguística e cognitiva da criança.
A criança que tem contato com a música nesta faixa etária terá mais facilidade de atenção e concentração, melhorando o desempenho em outros setores, como no aprendizado de novos idiomas, habilidades com números e cálculos (raciocínio lógico), além da destreza manual. O grupo de canto espera da escola uma continuidade destas atividades, para que possam crescer e se desenvolver de forma plena e prazerosa.
Buscamos o aprofundamento das linguagens clássicas, como o desenho, a pintura, a escultura e a fotografia, para enxergá-las com amplitude, como descobertas e espaços de reformulações constantes.
O Teatro visa a ampliar o espectro de expressão do aluno, auxiliando na construção de habilidades de comunicação, por meio do corpo, voz e movimento. Exploramos a capacidade de projeção dos alunos que, à medida que incorporam personagens, entendem mais a si próprios e desenvolvem empatia pelo que é diferente de si. Outros aspectos importantes são a articulação verbal, pronúncia, entonação e clareza, construindo o arcabouço para um indivíduo que domine a habilidade de comunicação e saiba usá-la a seu favor, ajustando conteúdo e forma a diferentes situações e plateias.
A música como uma forma comunicativa e artística de expressão que detém valor em si, além de contribuir para o desenvolvimento individual e social dos alunos como também a expressão, a corporeidade, a criatividade, a atenção focada e a sensibilidade – fatores fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado em todas as áreas de conhecimento.