• OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA ESCOLA

    A música na escola traz para a criança inúmeros benefícios, tanto no aspecto social, cultural e cognitivo

    OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA ESCOLA

    A música na escola traz para a criança inúmeros benefícios, tanto no aspecto social, cultural e cognitivo, pois é trabalhar com os sentimentos, com as potencialidades de cada criança, com a criatividade e estar aberto a novas descobertas para se tornar um ser livre e autônomo.

    A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.

    Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso, impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.

    Pode-se afirmar que através da música as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas. Temos na musicalização uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo.

    A educação musical necessita ponderar que o ensino e a aprendizagem de música não ocorrem apenas na sala de aula, mas em contexto mais amplo.

    Por isso, o educador não deve discutir a música na escola, mas refletir sobre em que a educação musical pode ajudar no cotidiano dos alunos.

    A prática musical no ambiente escolar auxilia no processo de aprendizagem estimulando e despertando a área afetiva, linguística e cognitiva da criança.

    A criança que tem contato com a música nesta faixa etária terá mais facilidade de atenção e concentração, melhorando o desempenho em outros setores, como no aprendizado de novos idiomas, habilidades com números e cálculos (raciocínio lógico), além da destreza manual. O grupo de canto espera da escola uma continuidade destas atividades, para que possam crescer e se desenvolver de forma plena e prazerosa.

    ARTES VISUAIS

    Buscamos o aprofundamento das linguagens clássicas, como o desenho, a pintura, a escultura e a fotografia, para enxergá-las com amplitude, como descobertas e espaços de reformulações constantes.


    TEATRO

    O Teatro visa a ampliar o espectro de expressão do aluno, auxiliando na construção de habilidades de comunicação, por meio do corpo, voz e movimento. Exploramos a capacidade de projeção dos alunos que, à medida que incorporam personagens, entendem mais a si próprios e desenvolvem empatia pelo que é diferente de si. Outros aspectos importantes são a articulação verbal, pronúncia, entonação e clareza, construindo o arcabouço para um indivíduo que domine a habilidade de comunicação e saiba usá-la a seu favor, ajustando conteúdo e forma a diferentes situações e plateias.


    MÚSICA

    A música como uma forma comunicativa e artística de expressão que detém valor em si, além de contribuir para o desenvolvimento individual e social dos alunos como também a expressão, a corporeidade, a criatividade, a atenção focada e a sensibilidade – fatores fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado em todas as áreas de conhecimento.

    Resultado de imagem para fotos musicaisResultado de imagem para fotos musicais




Pesquisar no Site

Links de Acesso

Acesso Restrito

Curta nossa Página do Facebook

Manual do Aluno

Calendário

Parceiros

Corpo Brasi - Empresa lider em vendas de suplemento alimentarl

Climatempo

Notícias sobre a educação

Veja Como Chegar na Escola

Copyright © 2013 Escola Crescer Rj – Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Tel:(21) 3765-8677
E-mail: diretoria@escolacrescer-rj.com.br