• Férias escolares com o lema "brincar sim machucar não"

    Fique atento e de olho no seu filho

    Esta é uma época do ano muito especial, principalmente para a criançada que aproveita o período de férias para brincar e fazer tudo o que for possível para se divertir.

     O problema é que bom senso não faz parte do vocabulário infantil. A aventura sempre chama os pequenos a superarem seus limites e o resultado quase sempre são tombos, escoriações, cortes, galos na cabeça e muito choro! Até aí, tudo bem, afinal faz parte do crescimento ‘cair e levantar’, só que o verdadeiro perigo se revela quando as crianças resolvem mexer com algo que não conhecem, como produtos de limpeza, fogo e, principalmente, a eletricidade.    

    Se para um adulto não perceber os perigos da eletricidade é ‘normal’, imagine para as crianças. Tomadas desprotegidas são muito tentadoras para as crianças pequenas. Enfiar objetos pontiagudos em seus ‘buraquinhos’ é natural para elas. Infelizmente, em muitos casos, o resultado pode ser fatal.

    Os maiorzinhos, principalmente os meninos, adoram ir para a rua soltar pipa. Aquele pedacinho de papel colorido voando livre no céu é demais, certo? Tão fascinante que eles perdem qualquer noção de segurança e saem correndo por ruas movimentadas, sobem em muros para resgatá-las e, o pior, tentam tirá-las dos fios da rede de energia elétrica quando lá enroscam. Muitas pequenas vidas se perderam por conta de uma pipa!

    As distribuidoras de energia fazem sua parte com campanhas de alerta, gibis, cartazes e folhetos coloridos que buscam atrair a atenção dos pequenos para os perigos que a eletricidade representa quando não é respeitada.

    Dentro deste cenário, a Abracopel criou o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho, uma ação que incentiva crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 15 anos, a criar desenhos e escrever textos que tenham como foco a eletricidade com segurança. Em 3 anos, desde sua criação, o Concurso revelou talentosos desenhistas e notáveis escritores e, o mais importante: conscientizou mais de 3 mil crianças e adolescentes, movimentou a comunidade escolar e extrapolou as portas das escolas chegando até as famílias dos participantes.

    Esta ação precisa chegar a muito mais localidades e, para isso precisamos muito da ajuda de todos. A simples divulgação desta ação nas escolas públicas do seu bairro já seria de grande ajuda para a Abracopel.

    Veja, abaixo, um dos textos vencedores da 3ª edição de 2014. O autor é o João Lucas, aluno de uma escola municipal no interior de Minas Gerais, chamada Mar de Espanha:

     

    Seja consciente: use a eletricidade corretamente!

    A energia elétrica

    Requer atenção,

    Por isso não tire soneca,

    Cuidado com a fiação!

     

    Antes prevenir

    Do que remediar,

    Então tenha cuidado

    Para acidentes evitar.

     

    Meninas vaidosas,

    Sejam cuidadosas,

    Água e eletricidade

    São combinação perigosa.

     

    Meninos de férias,

    Aí vai uma dica:

    Próximo à rede elétrica

    Não empinem pipas.

     

    Mãe em alerta,

    De olho na criança sapeca.

    Se o dedo na tomada colocar,

    Um choque ela vai levar.

     

    Com essas noções,

    Realize boas ações,

    Vamos o mundo melhorar:

    Se acidentes elétricos evitar!

    Fonte:  Abracopel

Pesquisar no Site

Links de Acesso

Acesso Restrito

Curta nossa Página do Facebook

Manual do Aluno

Calendário

Parceiros

Corpo Brasi - Empresa lider em vendas de suplemento alimentarl

Climatempo

Notícias sobre a educação

Veja Como Chegar na Escola

Copyright © 2013 Escola Crescer Rj – Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Tel:(21) 3765-8677
E-mail: diretoria@escolacrescer-rj.com.br